segunda-feira, julho 25, 2016

[Resenha] O acordo - Elle Kennedy

A resenha de hoje é da nossa colunista a Paloma, para quem não conhece ela dá as caras aqui de vez em quando e hoje ela vem falar sobre o livro O Acordo, publicado pela Editora Paralela, um dos selos da Companhia das Letras
O acordo
Amores improváveis #1
Autora: Elle Kennedy 
Editora Paralela
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Skoob

Sinopse: Tocante, profundo, engraçado, sexy... “O Acordo” é um romance que vai te encantar e surpreender a cada página. Hannah Wells finalmente encontrou alguém que a interessasse. Mas, embora seja autoconfiante em vários outros aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto, mesmo que isso signifique dar aulas particulares para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha. Tudo o que Garrett Graham quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo pelo qual tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúmes em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando uma amizade inesperada. Até que um beijo faz com que Hannah e Garret precisem repensar os termos de seu acordo.

A história começa com Hannah suspirando de amor pelo novato Justin Kohl, como ela mesma descreve “... e ele é tão bonito que minha garganta quase se fecha.” Na aula de ética filosófica a maioria da turma leva bomba, mas claro que nossa queridíssima Hannah tira nota máxima. 
O astro do hóquei Garret Graham que para se tornar um profissional tem que manter suas notas dentro da média, nessa matéria não consegue e isso o faz pensar em algo para modificar sua situação, se não já era seu tão esperando sonho.

A partir desse fato é que a história se desenrola, Garret tenta de todas as formas fazer com que Hannah o ajude a estudar para o próximo teste, mesmo  jogando seu charme para convencê-la, ele não consegue. Mas Garret não desiste fácil do que quer e não irá ser dessa vez que desistirá. Ao perceber que Hannah esta caidinha pelo novo aluno, promete que se ajudar a estudar a matéria, fará com que Justin a note e assim todos ficariam felizes para sempre.

A narrativa desenvolvida pela autora é leve, gostosa. Imaginei uma história meio diferente do sentido que tomou, por já ter lido algumas histórias do gênero, a autora me surpreendeu ao tomar o caminho que tomou. 

Só que ao mesmo tempo em que é boa, deixa a desejar. Penso que alguns fatos poderiam ser mais bem trabalhados, o drama  dado a vida de Hannah ficou jogado na história, apesar de que em alguns pontos a autora explica que com muita ajuda ela passa a compreender o rumo que a vida tomou. Porém a protagonista cresceu diante disso, o drama em sua vida foi essencial para seu amadurecimento, mas poderia ter sido mais desenvolvida. Ao mesmo tempo em que a autora deixou a desejar em relação a Hannah, com Garret foi diferente, a trama é bem mais desenvolvida, o seu passado trouxe um modo diferente dele ver as coisas, e se tornou algo que ele lutou para ser e continua lutando, e eu como leitora amei o lado de Garret na história apesar de quê sem Hannah não existiria história. 

Falando um pouco sobre amor, podemos dizer que já estamos fartos de histórias clichês como essa, a mocinha o mocinho, no começo não ficam juntos, tem um fator trivial e aí bum ficam juntos. Mas eu particularmente gosto de histórias assim, “O Acordo” veio para somar nos livros que eu pego para ler novamente e fico imaginando situações onde eu mesma coloco uma situação e o desfecho. 

Para quem quer dar uma saidinha de leituras pesadas, sair da rotina por um dia, leia O Acordo para dar uma aventurada na série amores improvável.
Melhores Quotes: 

"Seguir em frente com um passo de cada vez. Era o conselho preferido da minha psicóloga, e não posso negar que a estratégia tenha me ajudado muito. Se concentrar nas pequenas vitórias, [...]."

"Mas, neste momento, tudo o que eu quero é que essa menina sorria assim para mim de novo."

"- Por que com a gente nada é simples?- Ah - protesta ela. - Somos mais interessantes assim.Não posso negar que ela tem razão."

"... Porque "outras mulheres" não me divertem tanto quanto Hannah. De repente, me pergunto como passei a vida inteira sem os comentários sarcásticos e os resmungos irritados de Hannah Wells."

2 comentários:

  1. oi Ju, li boas resenhas desse livro, eu também gosto do clichê e agradeço por ter feito essa ressalva no enredo, pois já tenho uma consciência de que a história não é mil maravilhas e possui falhas, assim posso ir com menos expectativas e aproveitar melhor a história!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de livros água com açúcar (você me conhece) e to doidinha pra ler 'O acordo'. Uma pena que alguns pontos a autora deixou a desejar, mas pelo o que eu li esse livro tem uma continuação (posso estar enganada) e talvez esses pontos sejam esclarecidos no outro livro.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)