quinta-feira, junho 18, 2015

[Resenha] Sr. Daniels - Brittainy C. Cherry

Sr. Daniels
Autora: Brittainy C. Cherry
Editora Record
Comprar: Submarino | Saraiva | Amazon
Skoob

Sinopse: Depois de perder a irmã gêmea para a leucemia, Ashlyn Jennings vê sua vida mudar completamente. Além de ter de aprender a conviver sem parte de si mesma, ela precisa se adaptar a uma nova rotina. Enviada pela mãe para a casa do pai, com quem mal conviveu até então, ela viaja de trem para Edgewood, Wisconsin, carregando poucos pertences, muitas lembranças e uma caixa misteriosa deixada pela irmã.
Na estação de trem Ashlyn conhece o músico Daniel, um rapaz lindo e gentil, e a atração é imediata. Os dois compartilham não só o amor pela música e por William Shakespeare mas também a dor provocada por perdas irreparáveis. Ao sentir-se esperançosa quanto a sua nova vida, Ashlyn começa o ano letivo na escola onde o pai é diretor. E não consegue acreditar quando descobre, no primeiro dia de aula, que Daniel, o belo músico de olhos azuis com quem já está completamente envolvida, é o Sr. Daniels, seu professor de inglês.
Desorientados, eles precisam manter seu amor em segredo, e são forçados a se ver como dois desconhecidos na escola. E, como se isso já não fosse difícil o bastante, eles ainda precisam tentar de todas as formas superar os antigos problemas e sobreviver a novos e inesperados conflitos.
Quando Sr. Daniels chegou de surpresa em casa como cortesia parcial do Grupo Editorial Record eu não fazia ideia do que esperar, a única coisa que eu sabia era que era um New Adult. Porém, as opiniões sobre ele começaram a pipocar nas redes sociais e eu percebi que talvez fosse um pouco mais do que um simples NA. Então quando tive uma brecha nas minha lista de leituras corri pegá-lo para ler. Antes mesmo de passar de alguns capítulos descobri que algumas opiniões não eram tão boas assim, o que foi bom, pois minha expectativa diminuiu e eu pude apreciar o livro de uma forma mais completa.

Mas antes disso enfrentei um problema, a protagonista Ashlyn é intragável no início da narrativa, uma jovem de 19 anos que aparenta a rebeldia e birra de uma garota de 15. Suas atitudes eram até justificáveis, pois estava passando por um momento difícil, além disso a relação com o pai era praticamente inexistente e ela se viu obrigada a conviver com o mesmo. Mas sua hostilidade me soou como algo infantil. O bom é que no decorrer da leitura ela melhora, mesmo ainda tendo algumas crises, contudo continuou não sendo das minhas protagonistas preferidas.

Já Daniel é um caso a parte, desde o início do livro ele parece encantador, alias, principalmente no início do livro. Mas quando nos deparamos com o plot central da narrativa o personagem parece dividir-se em dois, um é o cara que me encantou no começo, um músico preocupado, sensível e carregando uma dor além do que podemos imaginar, o outro é um homem responsável que tem muito a perder se sucumbir aos seus desejos, mas que não tem controle sobre o que sente mesmo que tente ao máximo. Vejo ambos como personalidades distintas pois, O Sr. Daniels é mais sedutor, sexy e atrevido, já Daniel é encantador e companheiro, mesmo sendo a mesma pessoa e mesmo que essas personalidades acabem se interligando e formando quem o personagem realmente é, ficou muito claro, assim como no quote abaixo, que havia uma distinção entre um e outro.
"Ele não era mais Daniel. Ele era o Sr. Daniels."
A parte cômica do livro fica por conta dos personagens secundário, mesmo que eles enfrentem seus próprios dramas e tragédias. Ryan e Hailey serão uma parte do apoio de Ashlyn depois que sua vida vira de cabeça para baixo. Ryan é expansivo, simpático, lindo, perfeito e amigo, enfim, ele é a melhor a parte da narrativa e uma das mais dramáticas também, sua situação é bastante complicada e ele carrega uma dor que não deveria caber a um jovem, mas não vou falar demais para não dar spoiler. Já Hailey é confusa e influenciável, mas uma boa amiga, não achei que ela foi de grande importância, mas assim como vários outros personagens que não vou citar senão a resenha fica enorme, ela foi bem escrita e desenvolvida, só faltou um pouco de profundidade.
"Vivo. Quero estar vivo, e não tenho nem ideia do por quê, vendo quão horrível é a vida às vezes."
O romance é piegas, não há outra forma de classificar, é claro que suspirei e me apaixonei, mas me vi revirando os olhos várias e várias vezes, tipo: "Sério, que vocês vão ser tão melosos assim?". Contudo, é gostoso acompanhar a narrativa, e as citações a Shakespeare dão um tempero a esse romance, que é cálido, complicado e sexy ao mesmo tempo. Depois de tudo que ouvi falar do livro eu esperava cair em depressão literária pós leitura, mas isso não ocorreu, não cheguei a chorar com a parte dramática apesar de ser emocionante. Algumas partes foram inesperadas, mas desnecessárias, eu ficaria muito mais feliz se a autora tivesse desenvolvido de outra forma e não usasse isso para fazer com que eu derramasse lagrimas, o que ela não conseguiu.

Apesar disso a narrativa da autora é fluída e ela me prendeu do começo ao fim, tanto que li o livro bem rápido, sua escrita não soa forçada, mesmo diante de uma situação tão complicada, achei tudo muito natural. Quanto a revisão me envolvi tanto com o livro que não me lembro de ter encontrado algo errado. A diagramação é simples, os capítulos se iniciam com trechos das músicas da banda fictícia Romeo's Quest, da qual Daniel faz parte, e gostei de conhecer um pouco mais sobre suas composições. Enfim, Sr. Daniels é um New Adult com uma carga dramática que pode desidratar os mais fracos, é lindo, emocionante, mas também piegas. Contudo, recomendo, pois apesar de tudo acabou se tornando um favorito.
Melhores Quotes:

"Talvez não houvessem dois homens ali. Talvez o Sr. Daniels fosse apenas mais uma parte dele. Por isso não era surpresa eu estar caída pelos dois lados da moeda. Eu era louca por ele inteiro - o lado bom, o lado ruim, e os pedaços quebrados.
Acho que era dos pedaços quebrados que eu gostava mais."

"- Eu não quero ser seu amigo - disse ele. Respiramos juntos em harmonia. - Quero ser seu, quero que você seja minha, e odeio que não podemos ser "nós". Porque acho que fomos feitos para ser "nós"."

"Você não merece ser o segredo de ninguém, Ashlyn. Você merece ser o refrão da música favorita de uma pessoa. Você merece ser a dedicatória no livro favorito de alguém." 

24 comentários:

  1. Me chamou a atenção a capa do livro, mas a resenha não me convenceu, não tenho paciência para personagens infantis e como você citou na resenha ela é uma menina de 19 anos mas se comporta como se tivesse 15, digamos que como uma adolescente birrenta e sei que se eu lesse ia abandonar o livro, pois iria me estressar com a personagem haha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Essa capa é linda e a sinopse me interessou demais!
    Fiquei um pouco incomodada com essa protagonista chata no início do livro, mas parece que o livro cresceu muito né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ju, na sinopse me vi lendo "Métrica".
    Os personagens tem uma carga emocional muito grande por conta de várias perdas e a responsabilidade de "gente grande" pra quem tem mal 20 anos.
    E o fato do cara ser professor e ela a aluna, mas só saberem disso depois de um certo tempo de amor, paixão e loucuras. Já tava até procurando pra ver se era a mesma autora xD
    Tua resenha acabou foi me dando vontade de ler de novo "Métrica" e ler o gato e sexy do Daniel.
    Ah, gostei muitão da capa por conta do cabelo da mocinha. Ele tem a ver ou ela é morena? kkk

    Bjos Julis!
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?!
    A principio, esse livro não chamou muito a minha atenção, mas com o passar do tempo li algumas resenhas e fiquei super afim de ler. Já esta na minha wishlist deste mês, espero poder ler em breve.
    Bjinhos
    www.respirelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo nem?
    Simplesmente estou me apegando nos New Adult e esse livro chamou muito a minha atenção, ainda mais quando você disse que tem um pouco de drama kkk... Eu vou vê se compro porque a minha curiosidade foi a mil... Essa capa é linda *-*

    Victor Tadeu, do blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho a mesma opinião da Ananda.
    Não consigo não comparar à Métrica esse livro.
    Confesso que quando vi o burburinho sobre o livro, pensei em adicionar como desejados sem ao menos ler a sinopse (sou dessas). Aí a sinopse e fiquei com a sensação de déjà vú...Ai li uma resenha e agora a sua e não posso deixar de ficar com a sensação de já li em algum lugar...E tenho que confessar Métrica não me tocou como tocou milhares de outros e acho que Sr. Daniels não irá me conquistar nesse momento também...Então, estou por enquanto abandonando ele da minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Cara, tá geral falando do livro e eu me matando por não ter conseguido ir ao Mochilão pra pegar autógrafo. Não li, mas pelos surtos na minha timeline e pelo que vc comentou aqui dá pra ver que o livro é bom. Tem vários elementos que já me fazem gostar normalmente, aí junta com essa capa linda... quero, preciso! hahaha E se tiver uma pegada Métrica, pronto, vai virar favorito!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Agora eu sei o que esperar do livro com essa resenha! kkkkkk Não curto romances muito frufrus como dessa história, mas fiquei com um pouco de vontade de ler por essa parte dramática.
    Ótima resenha! Abraço, Júh!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Apesar da narrativa da autora ser fluida e da capa ser muito bem trabalhada, esse é um livro que eu não leria por dois motivos que você citou na resenha, que é a protagonista ficar de birra e ter atitudes imaturas para a idade no começo do livro, e o romance em questão ser piegas. São características em um livro que não me agradam nem um pouco, por isso vou deixar a dica passar dessa vez.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, achei o livro bem interessante, acho que também não ia gostar muito da protagonista no começo, não gosto de personagens cheio de mimimi, achei bem legal quando o livro te prende na leitura *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Se pode desidratar os mais fracos por causa da carga dramática, a chance de eu terminar desidratada é enorme! rs... Gostei do Daniel ter essa dubiedade, e não me importo com romance piegas não, até gosto, hehe, e fiquei com vontade de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?

    Também recebi esse livro recentemente e quero ler logo. Lendo sua resenha percebi que o livro é bom, onde o mesmo possui elementos que eu gosto. Além de ter esse carga dramática que adoro em um livro, e acredito que devo chorar pois sou uma manteiga derretida. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, sua linda, tudo bem
    Não conhecia o livro apesar desse burburinho, mas não tem como não querer ler depois do que falou: " as citações a Shakespeare dão um tempero a esse romance, que é cálido, complicado e sexy ao mesmo tempo". Confesso que o romance meloso não me incomoda, eu adoro romances. E os dramas dos personagens secundários parecem fazer a diferença nessa trama.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... tudo bem?
    Bom não conhecia o livro, mas não me interessei pela leitura, as vezes o romance não me cativa e esse foi um deles. Pela sua descrição a historia flui e até arrebata, mas ao meu ver achei um pouco fraquinha e seria um livro que não me prenderia, mas isso é nesse momento, não sei mais pra frente se minha ideia vai mudar, de qualquer forma gostei muito de sua resenha e da forma com a qual você a desenvolveu. Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?
    Também tenho acompanhado as resenhas sobre Sr. Daniels na blogosfera e por conta disso minhas expectativas estavam lá em cima. Sua resenha me deixou mais calma e menos eufórica e por conta disso acho que farei uma leitura melhor e com menos expectativas. Gostei da resenha e de saber que a história tem uma carga dramática e piegas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Ju, eu achei a capa muuito linda e tu sabe que eu sou apaixonada por histórias clichês de derreter o coração! Esses são os que mais me prendem apesar de serem, como você disse, extremamente piegas. Quero <3

    ResponderExcluir
  17. Quando eu vi o livro, de cara ele me chamou atenção, achei a capa muito linda. Maaaaas, achei muito "Métrica", como ainda estou lendo essa trilogia, me pareceu quase a mesma história. Então, vou deixá-lo para um futuro próximo.
    Não estou descartando a possibilidade, mas quem sabe... Embora tenha me desanimado por ser meloso.

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  18. Então né? Eu acabei ficando meio viciado em livros que fala de relação professor-aluno depois que eu li Perdendo-me, eu sei que o caminho das narrativas são diferentes, mas ainda assim não deixam de se conectar, achei bem interessante a abordagem dramática, acredito que assim como você também reviraria os olhos de certeza o dobro de vezes que você revirou, mas tenho certeza que seria um leitura interessante.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  19. Eu não gosto de ler livros com carga dramática quando todos estão falando dele, pois aí o próprio fica bem sem sal para mim, sem se esquecer que o casal protagonista sendo meloso cansa muito. Este livro talvez eu leia quando baixar a poeira, pois o tema abordado é interessante.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro está entre os que mais quero!!
    Acho que só li resenha até agora falando bem, mas é muito bem mesmo.
    Só posso dizer uma coisa que espero que esse livro seja M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !!!!
    A história de Ash apesar de triste, acho q não deixa ela desanimar com tudo, gostei da protagonista.
    Já vi que o livro é perfeito e a construção de todos os personagens foi muito bem feita. Sem contar nesse romance lindo entre Ashlyn com Sr. Daniels.
    Outro ponto positivo são os personagens secundários deram toda uma alegria na história.
    Vou ler com certeza, ainda mais uma capa linda dessas.

    ResponderExcluir
  21. Tenho lido varias resenhas maravilhosas sobre esse livro, mas mesmo assim eu não consigo me interessa por não se muito o tipo que eu costumo ler no momento estou deixando esse tipo de romance meio que de lado

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju.
    Acho que eu sou a única pessoa nesse universo literário que é indiferente a Shakespeare viu haha vai ver que é porque eu nunca li nada dele ou sei lá, enfim. Também vi só comentários óooootimos desse livro, todo mundo louco pela história e acho muito bom ter lido sua resenha, pq você sabe que eu desconfio de livros "perfeitos". Creio até que teria a mesma opinião que você.

    ResponderExcluir
  23. Coisa boa quando a narrativa é fluída e o livro prende do início ao fim, é isso que espero de um bom livro. Gostei muito do livro conter citações de Shakespeare, achei bem original.
    Gostei também da referência a músicas, hoje tenho visto vários romances que relacionam capítulos do livro com músicas.

    ResponderExcluir
  24. Jaja

    Vou logo dizendo que sou uma fraca. E vc me conhece um pouco então sabe que eu tenho razão. Vc me acompanhou lendo esse livro e isso foi um presente. Chorei e chorei e fiquei com um sentimento estranho no peito.
    Me apaixonei por esse livro. Parece mesmo haver o Daniel e o Sr Daniels. E a personagem central só não me irritou tbm porque a dor dela é perturbadora.
    Enfim... Virou um favorito tbm.

    Bjos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)