segunda-feira, julho 14, 2014

[RESENHA] Os Três - Sarah Lotz


Os Três
Autora: Sarah Lotz

Sinopse: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.
A primeira coisa que chama atenção em Os três, não é de forma alguma a situação milagrosa de três crianças terem sobrevivido a quatro diferentes acidentes de avião em um mesmo dia, ou o fato de que elas podem ser quatro. O surpreendente, o primeiro impacto é a forma que a narrativa é construída, somos apresentados aos fatos por diversas narrações, reportagens, depoimentos e mensagens que trazem uma narrativa quase palpável, até mesmo verossímil. Não há em nenhum dos capítulos a declaração das próprias vítimas dos acidentes. Conhecemos os três e respectivamente as pessoas que se foram no acidente através de relatos de conhecidos. Além disso, os fatos não são expostos diretamente, em nenhum momento temos uma visão clara do que realmente aconteceu, não há um "isso ou aquilo", o que vemos é uma grande teia de aranha sendo construída para que enfim se exponha os fatos. É como se fossemos pesquisando junto com Elspeth Martins, a jornalista investigativa que nos apresenta os relatos, descobrindo com ela todos os acontecimentos, resolvendo aos poucos o mistério, traçando o melhor caminho para se descobrir porque tudo acaba de forma tão trágica. Porém, infelizmente, quando nos é dada a resposta para todas as perguntas que ficaram a narrativa soa vaga.

Acredito que cheguei a essa conclusão, depois de ter elaborado o meu próprio desfecho, pois quando cheguei ao fim senti que a autora deixou muito a se pensar. Não, isso não torna o livro péssimo, apenas nos deixa com cara de paisagem. Enquanto escrevo essa resenha ainda não sei muito bem o que pensar sobre a narrativa. Os três foi um livro difícil de ler, tive que parar diversas vezes com a leitura para poder respirar. Ele é tenso, perturbador e chega a ser até mesmo apavorante em alguns momentos. A cada nova fase da narrativa eu acabava mais surpreendida, ansiando pelo desfecho, querendo saber qual a resolução deste mistério tão perfeitamente construído. Talvez isto tenha colaborado e muito para que eu quisesse mais. Infelizmente esperei demais por algo que não se concretizou, algo que acabou ficando de certa forma ao deus dará. 

A criação da narrativa nos dá tantas hipóteses que ao chegar ao fim sentimo-nos meio órfãos por descobrir que nada é tão bem explicado como esperávamos, é como se a autora jogasse o fardo para nós com um simples "agora você se vira". Ouso dizer que Sarah Lotz, pecou cruelmente no final deste livro, porém, de forma alguma critico o modo como a narrativa foi desenvolvida. A ideia de Lotz chega a ser brilhante e muito bem construída. Suas personagens apesar de não causar grande empatia estão completamente relacionadas a todo o enredo, e acredito que por ser feito em forma de reportagem não foi exigido que assumíssemos um lado, o que precisamos era analisar os fatos e chegar a uma conclusão. O problema é que, não tem exatamente uma CONCLUSÃO!!!! Sim, a história é fechada, mas de alguma forma parece incompleta.

A verdade é que eu ensaiei a semana inteira para escrever essa resenha, e confesso que ainda não cheguei a uma conclusão final e completa sobre o livro. Nossa relação não é daquelas calmas e relaxantes, fui completamente tomada por sentimentos de amor e ódio enquanto lia. Basicamente ele tem tudo que um bom livro precisa,  todos os elementos certos para ser brilhante, mas que por seu final mal explicado perde um pouco do brilho. Como já disse, fiquei com a sensação de que poderia ter ficado muito melhor se o que eu estava esperando acontecesse no fim, porém isso não é exatamente possível, né!

Quanto a revisão e diagramação não há nem o que dizer, a Arqueiro arrasou nesta edição, só fiquei triste porque o livro se detona fácil demais, acho que por não ter as abas laterais ele facilmente ganha orelhas, nada que deixar ele quietinho na estante depois de ler não resolva. Enfim, Os Três é um livro fantástico, que mistura suspense, um dose bem leve de terror e que pode ser por demais perturbador, mas que infelizmente deixa a desejar na sua conclusão!

*Sem quotes, eu estava absurdamente perturbada para escolher uma frase que fosse!

12 comentários:

  1. Comecei a sua resenha super animada, o livro parece incrível e envolvente, mas um final decepcionante ninguém merece, né? Parece que estraga tudo! :/

    :*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha vontade de ler diminuiu apenas um pouco pelo final que deixou a desejar.
    O que mais me chamou a atenção foi o fato de Os Três ser perturbador. Mas eu não gostei muito do estilo da narrativa.
    Ótima resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, estou louca pra ler esse livro, por motivos de 1- amei a capa, 2- sou fascinada por suspense sobrenatural, não me importo em levar sustos kkk, 3- pela narrativa ser diversificada. Outra resenha que li dizia que o final também tinha deixado a desejar, então acho que esses aspecto é um consenso, mas é o que dizem, o que importa é o caminho, não o lugar de chegada. Pretendo lê-lo o mais rápido possível e poder tirar minhas conclusões, mas sinto que vou achar hiper criativo, mesmo que o final me decepcione. :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OMGGG fiquei muito curiosa pra ler.Não gosto de terror mais que fiquei curiosa fiquei rsrrs.Pelo jeito no final vou ficar com cara de tacho e querendo saber mais dessa história.Sinceramente fiquei na dúvida se leio ou não :/

    ResponderExcluir
  5. Já vi inúmeras resenhas desse livro por aí e toda vez que leio mais uma me sinto ainda mais motivada a lê-lo!
    Adoro a sinopse (menos essa mensagem sem pé nem cabeça), e acho que é uma leitura que eu vou gostar muito...

    ResponderExcluir
  6. Caramba que resenha e tanto hein, fiquei de queixo caido, eu tenho o livro, mas ainda não o peguei para ler, confesso que estou com um pouco de medo, todo mundo esta falando que ele dá medo, que é perturbador que eu nem sei o que pensar, sou medrosa mesmo, achei a diagramação linda, mas concordo com você o livro fica facil de se destruir, é uma pena que não tenha a explicação de quem são os três, adorei a resenha e assim que eu terminar de ler o livro que estou lendo irei pegar ele para ler.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Puxa, estou louca para ler esse livro. Li várias críticas negativas relacionadas a ele... A capa está bonita, criativa e em sintonia com a temática tratada no livro: misturando suspense com um pouco de terror. Apesar de tudo, acho que é inegável que a autora desenvolveu um estilo de escrita realmente brilhante e que consegue prender o leitor, apesar de não resolver ou desenvolver bem a história no final. Creio, que tudo isso apenas me deixou mais curiosa e ansiosa para lê-lo. O que acontecerá do breve pois estou focada na leitura de autores que ainda não conheço.

    ResponderExcluir
  8. Desde o lançamento eu estava de olho nesse livro, mas depois de ler algumas opiniões como a sua a minha ansiedade de lê-lo diminuiu bastante, um bom final pode salvar um livro, assim como um final ruim pode acabar deixando o fim da leitura com um gosto ruim, é estranho pensar que a autora cria um mistério tão grande que até ela se perde no momento de explicar as coisas. Ele continua na minha lista de desejados, mas caiu algumas posições, espero que toda essa intensidade dele consiga me prender ao mistério dos três.

    ResponderExcluir
  9. Essa já é a terceira ou quarta resenha que vejo, e olha só: todas negativas. Já perdi qualquer interesse que ainda restava no meu peito de ler essa obra (ó o drama). A ideia de história até que é legal, mas quando o final não agrada normalmente acaba decepcionando todo mundo. E sobre "Os três foi um livro difícil de ler, tive que parar diversas vezes com a leitura para poder respirar. Ele é tenso, perturbador e chega a ser até mesmo apavorante em alguns momentos." ? Estou sentindo a mesma coisa em A Menina submersa, e juro: estou desistindo. Tô com medo de ficar mais louca do que a personagem principal. kkkkk

    Enfim, que pena que foi uma história com final ruim. Ele já não me agrada mais. kkkk

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e achei bem interessante e diferente a proposta da estória. Gostei muito da sua resenha. De início, fiquei interessada em acompanhar esta leitura, mas depois, devido ao fato de a autora não ter criado um final bem fechado me deixou meio desanimada. Deve ter sido bem complicado mesmo acompanhar uma leitura tão densa e depois ficar sem uma conclusão certa. Ainda não sei se leria também. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Que ódio que eu tenho desse livro!!!!!!
    A autora tinha tudo pra escrever uma história F...!!!! Mas o que ela faz???? Coloca um monte de relatos chatos que vão te dando sono e que não são nem um pouco objetivos, ou seja, você não tem como saber se aquilo que as pessoas estão relatando é verdade ou não!
    E o final? Que P.... de final foi aquele?! Que ódio!!!!
    Minha vontade era de tacar fogo nesse livro! Porém, pretendo colocar pra troca no skoob, que será bem mais produtivo....

    ResponderExcluir
  12. Jaja, eu tô chateada. Acho que de três ou quatro resenhas que li aqui, 85% delas tavam "negativas". Esse mês não foi tão bom pra você e os personagens e finais. '-' Foi isso que eu senti. HSUASHAUH E ainda não terminei todas as resenhas. ç.ç
    Sobre Os três, vou te dar uma ideia pra ficar legal, ok? Então, fica inspirada e pega pra fazer o final do livro! FanFic seria emocionante pra quem também não gostou. :p

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)