segunda-feira, junho 16, 2014

[RESENHA] #DesafioNC #2 - Enquanto a chuva caía - Christine M.



Enquanto a chuva caía
Autor: Christine M.

Erick presta serviço para a polícia fazendo o que a lei não permite para que a justiça seja feita, depois de se meter com pessoas perigosas ele é obrigado a entrar no anonimato se mudando para Nova York. Em sua nova vida ele é um respeitável advogado designado a empresa Holmes & Lewis. Com o intuito de manter-se afastado de suas antigas atividades Erick não imagina o ninho de vespas em que está metido antes de se envolver com Marina a presidente e herdeira da empresa. Sozinha depois que perde o marido para guerra Marina é uma mulher enlutada que depois de dois anos do fatídico acidente que matou seu marido ainda não superou a dor de tê-lo perdido. No entanto, a atração avassaladora que sente pelo novo advogado da empresa faz com que aos poucos ela se liberte, disposta a viver uma nova paixão. Mas será que todos os problemas que os rodeiam deixarão que Erick e Marina sejam felizes apesar das circunstâncias?

Enquanto a Chuva caía começou a me surpreender logo nas primeiras páginas. Primeiro porque eu esperava por um romance água com açúcar e segundo porque não vinha tendo boas experiências com autores nacionais. No entanto, esta narrativa é bem mais do que aparenta e o romance ligado ao policial foi uma excelente receita para me agarrar até a última página. Depois do primeiro impacto a coisas mudam um pouco. Marina que transparecia dor e sofrimento pela perda do marido se recupera rapidamente ao topar com Erick, e, deixando todos os sentimentos de luto para trás ela resolve seguir em frente disposta a conquistar o jovem advogado. Isso teria sido legal não fosse o fato de que soou meio abrupto, visto que a jovem parece mudar da água para o vinho.
"Quem sabe o sentimento mais genuíno seja aquele que aparece sem preparo, sem análises ou ponderações. Talvez o instinto seja apenas nossa lógica pegando um atalho para se livrar da burocracia da razão."
No entanto, a narrativa corre naturalmente depois deste infeliz imprevisto. O envolvimento de Marina e Erick se mostra autêntico e, correndo o risco de soar repetitiva, até mesmo natural. Durante a leitura me peguei pensando o que poderia dar errado neste relacionamento já que ambos pareciam completamente certos um para o outro. Outro fator interessante é que o fato da autora fazer com que o romance se desdobre a olhos vistos não torna a situação toda forçada, os diálogos entre os personagens fluem e se mostram coesos e coerentes, conquistando o leitor por sua genuinidade. Por si só, esses diálogos encantam e atingem o leitor, além de conquistar pelo bom humor interligado a ironia transformando ainda mais a narrativa.

Todo o mistério envolvido na história é muito bem trabalhado, além disso a autora se utiliza em muitos momentos do recurso Cliffhanger, que por sua vez instiga o leitor a continuar a narrativa, nada feito de forma inesperada, capturando o leitor por sua naturalidade. Apenas uma leve tensão para manter a atenção do leitor. Os personagens foram bem construídos, acho que neste quesito a única falha Christiane M. foi não ter desenvolvido mais alguns poucos personagens, que ao meu ver deixaram uma pontinha de curiosidade durante a leitura. Não há exatamente suspeitos, sabemos que há a corrupção e que temos alguns responsáveis por ela, mas esta questão acaba ficando um pouco de lado durante a leitura, transferindo o foco da narrativa para o romance. O que acabou quebrando o ritmo que o livro vinha tomando até então.

Quanto a edição a Editora Novo Conceito está de parabéns, a cada início de capitulo somos recebidos por versos de canções brasileiras, das mais conhecidas, como Jota Quest, Maria Gadú e afins, até aquelas que nunca ouvimos, aguçando com este recurso o leitor a acompanhar a leitura ao som das mesmas. A diagramação é muito bem feita e a revisão também não deixa a desejar. Enfim, Enquanto a chuva caía é um livro que mistura o melhor do drama, do policial e do já conhecido romance para tornar-se uma narrativa leve, misteriosa e porque não divertida. Recomendo!

Melhores Quotes:

"Talvez nos acostumemos com qualquer rotina, qualquer vida, e acabemos criando involuntariamente uma teia em volta de tudo que consideramos nosso. Talvez fiquemos cegos, trancados ali, iludidos pela segurança que parece oferecer tudo o que nos é familiar. Não importa: para o bem ou para o mal, a gente quer o que já conhece, o que não gera receios ou insegurança."

"De longe a vida é óbvia e tudo parece corriqueiro. No entanto, se nos aproximarmos e invadirmos a linha do intimo, do secreto e do individual, notaremos que, quanto mais de perto, mais complicado, mais difícil, mais único, mais indecifrável."

"Sei que os atalhos são sempre bem-vindos. É sempre bom poder encurtar caminhos, evitar o transito e ganhar tempo. Os atalhos, ainda que sejam vielas escuras, são apreciados porque te fazem acreditar estar em vantagem sobre os outros. Só você conhece aquele caminho, só você sabe o quanto ele facilita sua rotina, e você fica quase feliz por poder atravessar aquele beco que parece passar o dia a sua espera."

"Eu quero mais;  quero esse tal futuro feliz que vive se escondendo de mim. Ah! Como eu quero muitos dias após este e muitos momentos tão incríveis como o de agora. Contudo, se não for possível, se outros lugares não vierem, se os espaços não forem preenchidos e se o silêncio for tão grande e espesso a ponto de se tornar um muro entre nós, ainda assim, este momento mágico vai ser para sempre meu, e já é digno de habitar uma caixa bonita e um pedaço importante da minha memória para ser revisitado incansavelmente pelo resto da vida."

2 comentários:

  1. oi Ju, tudo bem?
    estava bem ansiosa sobre alguma opinião sobre a autora e sua trama, pelo visto ela não decepciona! eu ja tinha sido fisgada pela capa, mas com um enredo tão avassalador só me resta dizer: PRECISO DESSE LIVRO
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju.

    Você fez um comentários sobre o livro que refletiu certinho o que eu achei quando recebe da NC, que o livro seria mais um amor água com açúcar e sem graça. lendo sua resenha fui notando que o romance existe sim, mas tem pitadas de suspense policial que deixa o leitor na ponta dos pés.

    http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)