terça-feira, maio 06, 2014

O Lobo de Wall Street - Jordan Belfort

O Lobo de Wall Street
Autor: Jordan Belfort

O Lobo de Wall Street é uma autobiografia que conta a história de Jordan Belfort, um famoso corretor da bolsa de valores dos EUA nos anos 90, sua empresa a Stratton Oakmont alcançou patamares de riqueza, autodestruição e encrencas que foram parar na estratosfera. A narrativa começa nos mostrando um Jordan em seu primeiro dia de trabalho na bolsa de valores, um rapaz tímido e até mesmo temeroso, mas bastante inteligente e ousado (já que sua entrevista para o emprego foi inusitada). Um homem que poucos anos depois estaria no topo do mundo envolvido com drogas, sexo e muito, mas muito dinheiro mesmo e uma vida fora de controle.

A primeira coisa que fiz quando recebi a notícia que seria parceira da Editora Planeta foi solicitar o livro O Lobo de Wall Street. Primeiro porque ele tinha virado destaque recentemente por causa do filme e depois porque ouvi dizer coisas boas da escrita de Jordan Belfort. Apesar disso, estava com um certo receio do rumo que esta leitura iria tomar. Não é nada fácil ter em mãos um livro de 500 páginas que pode transformar-se em uma má experiência. 

No entanto lá fui eu, e não me decepcionei. A leitura é fluída e as situações são alucinantes, em muitos momentos eu me perguntei como ele poderia lembrar-se de certos detalhes, e cheguei a conclusão de que talvez o livro não seja completamente fiel a realidade a não ser que o autor tenha memória fotográfica, mas pelo visto passa bem perto de ser. Um ponto negativo é que ele divagava demais, isto fez com que eu abandonasse o livro por uns dias, para poder respirar. Opa espera, quem divagou agora fui eu? Bom, é difícil explicar, mas apesar de ter parado o livro por encontrar diversas divagações continuo afirmando a fluidez da narrativa, simplesmente pelo fato de como já disse ser alucinante.

No decorrer da leitura eu muitas vezes me senti lendo um livro completamente ficcional, bom não só isso, mas as situações em si, a tremenda inteligente e lábia deste autor fez com que eu me sentisse olhando para um personagem impossivelmente inexistente. Além disso, ele conseguiu ser cativante de uma  forma única, seu bom humor e confiança no que faz me cativaram, mesmo quando as coisas não iam tão bem. Acredito que sua maior qualidade seja a persuasão, ele conseguia convencer todos do que queria seja usando a lábia ou seu dinheiro, seja para derrubar alguém ou para alavancar. Enfim, ele era dono do poder que o dinheiro pode proporcionar, entretanto era escravo de uma vida sem limites. O que me decepcionou um pouco foi o final da leitura, mas nada gritante, apenas senti que faltava algo.

Não sei se vocês sabem mas existe um segundo livro chamado A Caçada ao Lobo de Wall Street e o mesmo já se encontra em minha estante apenas esperando sua vez, espero que algumas coisas fiquem melhor esclarecidas nesta continuação (?). A capa é a mesma do filme que por sinal ainda não assisti, mas pretendo e logo que possível venho contar-lhes o que achei. Enfim, O Lobo de Wall Street é uma leitura fascinante que mostra o quanto o dinheiro e consequentemente o poder podem ser destrutivos.

Melhores Quotes: 
"Mas o que sinceramente espero é que minha vida sirva como um alerta tanto para os ricos como para os pobres; para qualquer pessoa que viva com uma colher no nariz e um monte de pílulas dissolvendo no estômago; ou para qualquer pessoa que esteja pensando em pegar um dom divino e usá-lo impropriamente." 

"Qual a parcela de culpa das drogas para eu ter esta vida sombria? Tenho de admitir que era fácil colocar toda a culpa nas drogas, mas, é lógico, eu ainda era responsável pelas minhas ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)