segunda-feira, março 17, 2014

RatCine - Resenha - Dallas Buyers Club


Dallas Buyers Club ou como foi intitulado no Brasil Clube de Compras Dallas é um filme de produção independente que tornou-se bastante conceituado na última temporada de premiações americanas. O Filme conta a história de Ron Woodrolf, um caubói texano, garanhão e homofóbico, que vive a vida em meio as drogas e sexo. Esta é basicamente a introdução inicial do filme, mas o primeiro grande impacto acontece quando Ron se descobre sendo Soro Positivo.


Com uma estimativa de 30 dias de vida e a convicção da época de que a doença é exclusivamente transmitidas por homossexuais ele reluta em aceitar sua condição. Até que se vê sem saída, segundo os médicos não há outra alternativa para Ron do que se submeter aos testes do medicamento AZT, porém ele vai contra todos os preceitos e entra em uma disputa para procurar suas próprias formas de sobrevivência. Passando a investir contra a indústria farmacêutica Ron vai em busca de tratamentos alternativos para prolongar seu tempo de vida. Ao lado de Rayon, uma transexual, Ron funda o Clube de Compras Dallas com o intuito de proporcionar os frutos de sua busca para outros Soro Positivos como eles'. É a partir daí que Ron passa a enfrentar a pressão do governo e a luta incansável da FDA para que ele não siga em frente.


Não preciso dizer que decidi assistir o filme por causa da interpretação de Jared Leto, não é mesmo? Mas fui maravilhosamente surpreendida pelo brilhante roteiro e atuação de todos os envolvidos nas filmagens. A forma como a história evolui mostra que todos tiveram muito cuidado na construção desta obra. O que mais chama a atenção é a construção do relacionamento amigável entre Ron (Matthew McConaughey), um homofóbico convicto e Rayon (Jared Leto) a transexual que também luta pela vida. A transformação física de ambos também é um ponto forte do filme, chega a ser espantoso ver a dedicação que ambos demonstraram por este papel.

Matthew McConaughey que no "início" de sua carreira era conhecido por fazer mocinhas suspirarem em comédias românticas mostrou a que veio e provou que não é apenas mais um rosto bonito. Prova disso é que o ator levou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação. Já Jared tem um histórico cinematográfico de filmes não tão conhecidos, mas por si só grandes obras. Ele também trouxe para Dallas Buyers Club uma incrível atuação. É inegável a dedicação que ele teve para o papel. A verdade é que este é um filme para a posteridade e que foi irracionalmente (devido a sua intensidade) gravado em apenas 26 dias.


Contra tudo e contra todos que por 25 anos acabaram deixando este incrível roteiro de lado, Clube de Compras Dallas veio para mostrar que intensidade, boas atuações e força de vontade são capaz de levar um filme independente ao topo do mundo cinematográfico. Jared Leto e Matthew McConaughey se entregaram aos seus respectivos papéis, mostrando não só esta entrega nas telas, mas também um talento incontestável, eles foram suficientemente bons e convencem ao assumir os trejeitos e as fragilidades que a trama e o papel lhes impôs. Se ainda não assistiu Dallas Buyers Club para de perder tempo e se renda a este maravilhoso drama da vida real.

3 comentários:

  1. Oi Júh!
    Deveria ter assistido esse filme antes do Oscar, mas não foi possível. Depois do discurso do Jared na premiação, fiquei com mais vontade ainda de assistir.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  2. Ao ver o homem na foto lembrei do seu madruga - sério rsrs- esse é um filme que não pensava em ver, mas ao falar do nosso, opa teu marido, agora será uma questão de honra para mim, quero ver essa interpretação também. u-U

    ResponderExcluir
  3. Já vi tu falar várias vezes desse filme no twitter e até procurei saber a história, achei legal mas pra mim não é aquela coisa de "preciso ver a-g-o-r-a", ultimamente não to vendo muito filme mas quando eu estiver com vontade esse é uma ótima dica ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)