terça-feira, fevereiro 11, 2014

Almanova - Jodi Meadows

Almanova
Autora: Jodi Meadows
Editora Valentina
Saraiva
Skoob


Sinopse: ALMANOVAAna é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu e ninguém sabe por quê.
SEM-ALMAA própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre…
HEARTSam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?
Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?
Ana é uma Almanova, diferente das pessoas de seu mundo sua alma não tem cinco mil anos e recordações de uma época que ela não consegue nem imaginar. Ela acaba de completar 18 anos e finalmente resolve que é hora de descobrir mais sobre si, deixando para trás os maus tratos de uma mãe que sempre a desprezou e indo de encontro ao desconhecido. Tudo o que Ana sabe é que nasceu no lugar de Ciana, uma outra alma a que todos esperavam reencarnar. Em sua jornada Ana conhece Sam, o rapaz aparenta ter a sua idade, mas ela sabe que não é bem assim. No entanto, ele parece gostar dela e se propõe a ajudá-la depois de salvá-la de um terrível fim. Em meio a música e terrível descobertas somos apresentados ao mundo de Ana.

Imagine você a vontade enorme que estava de ler esse livro desde que ouvi falar do mesmo? Agora pense em toda a expectativa que criei? Agora pergunte se me arrependi? Não, de forma alguma. No entanto, as expectativas não foram alcançadas. Isso está contraditório você não gostou do livro, é isso? Gostei! Na verdade o livro é ótimo mas não sei o que eu esperava. O que posso dizer é que ele, apesar de muito bom, não entra para a minha lista de favoritos. Bom, eu tenho meus motivos, a narrativa me pareceu meio confusa em alguns pontos, apesar de original. Me vi voltando a leitura em alguns momentos por ter achado que havia perdido algo, principalmente nos diálogos entre personagens. Os assuntos mudam tão rapidamente que eu acabava mesmo me perdendo no decorrer da leitura.

"- Deveria haver uma razão para eu ter substituído Ciana. Sem dúvida, eu não era um erro, um grande opss, foi sem querer que custara a alguém a própria imortalidade, e afundara a todos os outros na dor da perda."

Além disso, Ana é uma jovem cheia de dúvidas e medos que tenta se mostrar forte, mas no fundo é frágil e confusa. Assim como a maioria das mocinhas de hoje ela parece cega aos sentimentos de Sam, e sempre parece acreditar que em vez de rir com ela ele está rindo dela. Apesar disso ela é uma boa personagem e conseguiu me cativar. Quanto a Sam, eu realmente não consegui vê-lo como um adolescente de 18 anos. Por ter vivido várias vidas é óbvio sua maturidade, mas achei que isso acabou por manter Sam e Ana um pouco distantes. Foi como se não rolasse uma química e, no entanto, eles tem tudo a ver. Algo que me irritou na relação dos dois foi a indecisão quanto a ceder ou não ao amor que sentem um pelo outro, mas esse é um dos elementos sempre presentes em romances, então não é algo tão absurdo. Por isso, digo que são coisas que já estamos acostumados e que não tornam um livro ruim. E depois de pensar tudo isso tem a música, elemento importante na trama e uma das coisas que mais gostei. O que melhor do que a música para expressar o que realmente somos e sentimos? 

A história em si sim é original, a autora mistura vários elementos e consegue fazer isso com maestria sem que pareça estranho ou fora de contexto. É uma narrativa com elementos distópicos e místicos que poderia causar estranheza, mas não o faz. Além disso, a autora conseguiu nos passar conhecimento sobre a sociedade ao mesmo tempo em que nos contava a trajetória de Ana de forma a não nos confundir com relação a isso. A escrita de Meadows flui bem apesar das confusões que me causou no início da leitura. É fato que aqui eu ressaltei muito alguns pontos negativos, mas a verdade é que o livro tem mais potencial do que apenas essas ressalvas que fiz. Não entra para meu hall de favoritos e no entanto é um dos melhores livros que li do gênero.

Almanova é um história concisa, rápida de se ler e fantástica ao mesmo tempo. A mistura de elementos atrai o leitor e o segura até as últimas páginas. Como sempre a Editora Valentina fez uma ótima aquisição, além de ter feito um trabalho gráfico muito bem caprichado. Sem contar a revisão e tradução que se mostraram perfeitas. Amanova é é uma boa pedida aos leitores ávidos por narrativas fantásticas. A Autora mistura o mito, o real e o inimaginável em uma escrita concisa e fluente que nos faz ler até a última linha sem que se largue o livro uma única vez.

Melhores quotes:
"[...] E quem você é não está estabelecido aos olhos de todos. Ninguém sabe o que esperar de você. Alguns diriam que a sociedade caiu na rotina. Que está estagnada. Graças ao fato de ser nova, você tem a capacidade de nos tirar disso."

"- Sinceramente? Eu acho que as pessoas não têm certeza se vale a pena conhecê-la. É como decidir se vale a pena fazer amizade com uma borboleta, já que ela não estará ali de manhã."

"Por que você pensa tanto sobre o passado?
Dei os ombros.
-Porque eu não estava nele."

"Queria saber se renasceria após esta vida, podendo continuar tudo o que eu queria começar."

5 comentários:

  1. Nossa, concordo com vc! Tb tinha altas expectativas, mas acho que não entrei muito no clima do livro, embora esteja gostando da leitura. Essa coisa dela sempre achar que Sam ta rindo dela tb me irrita, haha. O Sam é um fofo e ao mesmo tempo um "velho", tb não consegui aproximar os 2 não... Em geral, é uma história bem original mesmo. Passei da metade, vamos ver no que vai dar, mas estou gostando, isso é o que importa, né? E aquelas borboletas nas páginas? Que coisa linda!

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente é linda, e tem o mesmo efeito de outra série, que por sinal o povo vive pedindo por essas capas. Apesar de não ter conseguido aproximar os dois como você disse ainda sim é claro que eles tem tudo a ver, só não se encaixaram no quesito química kkkk. Obrigada pela visita Ca!!

      Excluir
  2. Essa história de almas me lembou um pouco de Feita de Fumaça e Osso, achei a história legal, tava esperando a resenha pra ver se iria gostar e bem, não foi diferente (: Eu amo essas capas coloridas.

    ResponderExcluir
  3. Acosteceu a mesma coisa comigo quando li "O oceano no Fim do Caminho" Do Gailman, eu estava com uma espectativa absurda e quando li foi meio,sei la um balde de agua fria. Eu amei o livro, chorei e achei lindo lindo lindo mas sei la, acho que esperava algo diferente. Sei como é esse sentimento. Não sabia sobre do que se tratava Almanova e gostei muito do que li aqui na sua resenha, mesmo detestando a temática de reencarnação, espiritismo etcetcetc esse livro parece ser muito original. Pelo menos foge de tudo que eu ja conhecia até então.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei confusa sobre as reencarnações. o.O Ela entrou no lugar errado e por isso veio sem lembranças de vidas anteriores? Tô disponível pra uma explicação via dm, ok? kkkkkk
    Em relação ao romance não feliz... boooring.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)