quinta-feira, outubro 24, 2013

Resenha: Garota, interrompida - Susanna Kaysen

Garota, Interrompida
Autora: Susanna Kaysen
Única Editora
Skoob

Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas.
Garota, Interrompida conta a história de Susanna Kaysen, uma jovem que se interna voluntariamente em um hospício depois de tentar suicídio. Porém, Susanna não queria morrer, mas matar uma parte de si, aquela que incomoda constantemente e que parece ser louca, parte esta que todos carregamos dentro de nós. O que era para ser apenas um tempo de repouso tornam-se dois anos de internação, e no decorrer da narrativa a autora nos conta como era a convivência com as outras internas, entre elas Dayse, Lisa, Georgina e várias outras que vem e que vão no decorrer da história. O ano é 1967 e se já não é fácil ser sã em uma sociedade em guerra (Guerra do Vietnã) imagina ser internada como louca.

A história é narrada pela própria Susanna e nos conta sobre sua vida interrompida durante os dois anos de internação. A autora foca principalmente na liberdade de ser julgada louca. Ela é diagnostica com personalidade limítrofe, um distúrbio considerado comum em jovens mulheres nos dias atuais. Essa tal liberdade é ocasionada pelo sentimento de não se ter nada a perder em uma sociedade julgadora, em que já se chegou ao fundo do poço.

As personagens são cada uma em sua maneira cativantes e perturbadas. Lisa com certeza é a que mais se destaca aos olhos de Susanna, ela é intensa e agarra sua "loucura"  de forma teatral. A autora soube tratar muito bem alguns aspectos de seus personagens, principalmente a personalidade de cada uma delas. Em alguns momentos a narrativa chega a ser angustiante, é como se você sentisse a necessidade de se libertar junto com as demais jovens que habitam o hospital.

Pense comigo, se hoje em dia os jovens já tem uma carga tão grande para carregar imagina nos idos de 1960 em que a pressão em ser bom e seguir uma vida satisfatória era tão grande. A autora nos conta de uma forma jovial e totalmente identificável os tormentos por que passou. Me fez voltar à minha adolescência rever alguns conceitos em que eu acreditava e perceber que finalmente não sou mais aquela pessoa "frágil" e tão cheia de questionamentos que fui. As dúvidas continuam, claro, mas não atormentam mais tanto quanto antes.

A verdade é que demorei um bom tempo para terminar esse livro, primeiro porque eu estava passando por uma maldita ressaca literária e segundo porque achei que a autora divaga muito em certas partes da história. Não espere um romance, este é um livro intenso que trata da vida de uma adolescente que procura se encontrar em meio aos tormentos que passa. Não há um mocinho, mas Susanna com certeza pode ser classificada como uma sobrevivente. 

A diagramação é bem feita e não encontrei erros que me chamassem a atenção, mas fiquei triste porque quando terminei de ler o livro parece que fica meio esgarçado, mas isso é porque eu não gosto disso. Se quer uma dica, este é um livro para se ler quando estiver com todas as suas faculdades mentais em ordem. Eu indico, só não achei tão fantástico quanto estavam dizendo. Ah já estava esquecendo, acho que vocês já devem saber mas existe uma adaptação cinematográfica do livro, vale muito a pena dar uma olhada!


Quotes do Livro:

"Assim eram as pessoas que nos guardavam. Quanto às que nos resgatavam... bem, cabia a cada uma de nós o próprio resgate."

"As pessoas estavam fazendo o tipo de coisa que  nós fantasiávamos fazer: ocupavam as universidades e suspendiam as aulas; faziam abrigos com caixas de papelão e, com elas, obstruíam o caminho; mostravam a língua para a polícia."

"Para muitas de nós, o hospital era tanto um refúgio como uma prisão. Embora estivéssemos afastadas do mundo e de todas as confusões que adorávamos aprontar nele, também estávamos afastadas das cobranças e das expectativas que nos haviam enlouquecido. O que poderiam cobrar de nós, enfiadas no hospício?"

" Em um estranho sentido, éramos livres. Tínhamos chegado ao fim da linha. Não tínhamos mais nada a perder. Nossa privacidade, nossa liberdade, nossa dignidade: tudo isso tinha acabado. Estávamos despidas até o osso."

10 comentários:

  1. Sabia sim que tem um filme, mas nunca assisti. Eu acho o enredo, a trama desse livro bem intensa pelo que li. E me despertou curiosidade, inclusive. Mas infelizmente, não tem como lê-lo por agora, sem verba pra nada! rs Mas antes de procurar ler, eu quero logo ver o filme.

    ResponderExcluir
  2. Não sei bem o por quê?, mas não me interessei muito por esse livro. A história até que parece interessante e densa, mas nada ao ponto de me deixar curioso pra ler. E essas partes que a autora divaga até demais, me desanimam mais ainda.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Oi ratinha!

    Tá aí uma trama que não tenho muito interesse.
    Parece boa e tal, mas não despertou a minha curiosidade.
    É tão chato quando o autor fica demorando em certas partes, quando poderei passar adiante e dar um gá na trama.

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não li esse livro ainda, mas parece ser interessante.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hmm.. eu li a resenha do blog da Sarah(Endless Poem) e fiquei mega curiosa sobre a leitura da história da autora, mas tinha esse pé atrás sobre "a vida" e não "a fantasia", porque não estou em ordem das minhas faculdades mentais pra ler sobre tal pressão e atividades teatrais.
    Sobre o filme.. SUAHSUAHSUA JAROLDO, quero assistir o filme pra ver a sua atuação. ;x
    Obs: Adorei o 3º quote.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é bem biográfico o livro, não que seja forte e tudo mais, mas sabe quando você cansa de estar na cabeça de apenas uma pessoa, passando por seus medos e aflições, acho que é bem isso. Qto ao filme Jaroldo de bigode sem vergonha é a melhor parte! E mesmo assim ele tá lindo huahuahuahua preciso rever esse filme! =P

      Excluir
  6. Olá! Como vai?
    Achei o livro bem interessante, mesmo que não haja romance - assim como Garotas de Vidro, não? -; gostei bastante. A resenha ficou muito boa, vou adicionar a "lista de compras". Ainda não assisti ao filme, tentarei encontrá-lo online.
    Beijos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu achava que o tema desse livro seria outro, algo bem clichê e adolescente (principalmente pela capa). Com certeza parece ser bem interessante, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  8. Uma vez quase comprei esse livro, me arrependi muito agora kkk fiquei com muita vontade de ler até porque agora estou lendo coisas mais desse gênero c:

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, eu nunca assisti ao filme, mas logo que foi lançado o livro eu me interessei, parece ser uma história bem marcante, curto livros nesse estilo que mexem com nossas emoções, parabéns pela resenha.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)