quarta-feira, outubro 10, 2012

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green



Título: A culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2012
Número de Páginas: 288
Skoob


Sinopse:
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Hazel tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões. O que significa que sim, ela irá morrer, apesar de que todos estão fadados a esse final é estranho quando se fala de uma garota de 16 anos, cheia de vida mas não de saúde. O que tem prolongado seu curto período de vida é um medicamento chamado Falanxifor (este medicamento é fictício como o próprio John Green deixa esclarecido nos agradecimentos do livro). Mas não se engane, Hazel não se deixa abater e procura ter uma vida normal, frequenta a faculdade e é dona de um humor negro só dela. Apesar disso, por preocupação da mãe e indicação dos médicos, Hazel começa a frequentar um grupo de apoio para crianças com câncer. É lá que conhece Augustus, um rapaz que está em estado de remissão de osteossarcoma há mais de um ano. Um jovem bonito que em um primeiro momento pensa ver o fantasma de sua ex-namorada em Hazel, o que faz com que se aproxime dela.


Em um primeiro momento eu confesso que não me dei muito bem com essa ligação instantânea entre os dois, mas a história de ambos vai se entrelaçando de uma forma gostosa de ler. E Augustus é um rapaz no mínimo encantador, sua beleza e seu ar de cafajeste deve ter mexido com o imaginário de muitas leitoras. Além do mais, é tão inteligente quanto Hazel. Formam um belo casal e juntos passam a enfrentar os problemas e as alegrias do pouco tempo que lhes resta.


Além de Hazel e Gus, John Green nos apresenta também alguns personagens secundários como o Isaac, melhor amigo de Gus e companheiro de Hazel no grupo de apoio, ou posso citar também Kaitlyn amiga de Hazel totalmente fútil e comum, uma adolescente em todos os sentidos. Acredito que o autor pecou um pouco na construção de tais personagens e entre eles não deixarei de fora os pais de Hazel, que não chegaram a me convencer emocionalmente falando.

Quanto à edição não há como dizer muita coisa, já que o trabalho da Intrínseca é sempre impecável e competente. Mas devo salientar que é bem simples. O único ponto negativo que tenho a falar sobre o livro talvez nem seja por parte da editora mas sim do autor, achei que apesar de o mesmo ter afirmado que Hazel é uma garota inteligente ele chega a exagerar ao usar certos termos ou até mesmo frases no livro. Green chega a usar de muita eloquência, o que pode dificultar a leitura de quem não está acostumado com termos tão estilísticos.

No final das contas não creio que o livro mereça estar entre os mais comentados do momento. Quer dizer, é sim uma história bonita, encanta e faz chorar mas não diria que fui extremamente tocada pela história, ou que Hazel é minha heroína. John Green obteve o proposito de entreter mas nunca de entrar no Hall de meus autores favoritos.

[Poderia ter sido melhor]

Quotes do livro:

“Me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito melhor e ser feito outra vez.”


"Meus pensamentos são estrelas que não são capazes de penetrar nas constelações"
"- Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir [...]"


"- E aí tem livros [...] tão especiais e raros e seus que fazer propaganda da sua adoração parece traição."



Júh
                Zanotti

10 comentários:

  1. Olá Júh!
    Gostei da resenha, já li o livro... Eu adorei a história, achei meio triste e tal e não gostei do final apesar de estar prevendo que acontecesse igualzinho ao que aconteceu com o UAI...
    Mais é um tanto inspirador ver o amor que os dois estão dispostos a viver mesmo com a doença os enfraquecendo e limitando aos poucos... Me fez pensar no tanto de pessoas que enfrentam a doença todos os dias.
    Acho que por isso achei o livro especial...
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pensando por esse lado você até tem razão, mas não consigo me conformar com a decepção que o livro foi para mim. Esperava demais da leitura, bom mas acho que já deveria estar acostumada com isso :)

      Excluir
  2. É, amiga... são poucas pessoas que acham como a gente. rs
    Ótima resenha, e penso igualmente como você!

    O livro não conseguiu me conquistar como eu esperava. Mas é bacaninha ^^

    Beijos e boa semana!!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

    ResponderExcluir
  3. Puxa, primeira resenha que leio sobre essa obra e que não é positiva..rs
    Acho que esse livro caiu nas graças da maioria dos leitores e sim, eu me incluo.
    Comprei assim q foi lançado e li rapidinho, sorvendo cada letra,cada página com medo do livro acabar.
    Apesar de triste, o livro não trata da morte, mas sim, da vida. Do saborear cada dia, independente de se estar doente ou não. Viver é uma dádiva..
    Me emocionei, chorei, fiquei brava..
    Uma história comovente..

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da forma que colocou a resenha, gostaria muito de ler, o titulo me chamo muito a atenção e a sinopse...
    Parabéns pelo blog *--*

    ResponderExcluir
  5. Super ansiosa para ler o livro. Já comprei e pretendo começar a ler assim que acabar A Pousada Rose Harbor. Demorei um pouco pra ler esse livro pois todo mundo fala tanto dele que fiquei com medo de criar expectativas e acabar não gostando do livro.

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro depois de ver todo mundo falando dele... não havia uma única resenha negativa. Quando cheguei ao final, fiquei um pouco decepcionada... tipo, bom, mas não muito bom, não o suficiente para ser inesquecível. E observei a mesma coisa que tu em alguns diálogos... o livro todo está numa linguagem simples, aí do nada aparece umas palavras e expressões totalmente incoerentes com o que estamos lendo... achei isso super estranho.

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei esse livro e o li. Amei é claro. Achei a história muito tocante e não há como não gostar dela. Andei lendo bastante resenhas e comentários sobre o livro e até onde li, não vi comentários negativos.

    ResponderExcluir
  8. Simples e cativante a história,vale a pena ler o livro!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)